O Ministério da Cultura, instituição parceira do projeto Tecnologias e Alternativas – Arte, Cultura e Mídia, noticiou a seleção do projeto pelo Media-Lab Prado e pela Secretaria Geral Ibero-Americana.

Leia a matéria abaixo:

O projeto brasileiro Instituição de Cultura Digital é um dos três selecionados para uma residência de duas semanas no MediaLab-Prado. A escolha foi feita por meio de chamada pública promovida pela Secretaria-Geral Ibero-Americana (Segib). Os outros dois projetos escolhidos têm origem na Argentina e no Uruguai.

Apoiado pelo Ministério da Cultura (MinC), pelo Instituto Brasil Leitor e pela Fundação Ford, o projeto brasileiro consiste na construção de uma instituição brasileira público-privada para atuar no encontro entre a cultura, a arte, a tecnologia e as comunicações, em sintonia com a promoção da diversidade cultural, ambiental e social brasileira.

“A contribuição brasileira para a sociedade digital é peculiar e, por isso, recebe enorme atenção internacional. Embora não sejamos um país que se destaque por ampla produção de tecnologias, hardware e software, fazemos uso intensivo das tecnologias, produzindo, muitas vezes, inovação nessa interface que podemos chamar de cultural”, destaca o realizador multimídia Rodrigo Savazoni, autor do projeto. “Ou seja, o Brasil tem uma aptidão para a exploração tecnológica que pode ser mais desenvolvida. Isso abre caminhos para novas perspectivas econômicas e sociais”, completa.

Para Savazoni, que irá para a residência a Madri, a seleção do Projeto Instituição de Cultura Digital pelo MediaLab Prado e pela Segib tem a ver com esse interesse internacional que o Brasil desperta. “O foco dessa nova instituição que estamos criando é justamente oferecer abrigo perene, articulando, fomentando e formando pessoas para essa criatividade específica que hoje se sente desguarnecida e com pouco investimento público no Brasil”, afirma. “Uma instituição que possa ser leve e flexível, como o mundo contemporâneo pede, mas dinâmica, consistente e duradoura, sem o que a experimentação livre também não se realiza”.

Sobre o Medialab-Prado

O Medialab-Prado é um programa do Departamento de Artes, Esportes e Turismo da Câmara Municipal de Madri. É concebido como um laboratório de inovação cidadã para a produção, pesquisa e difusão de projetos culturais que explorem formas colaborativas de experimentação e de aprendizagem surgidas a partir de redes digitais.

Assessoria de Comunicação Ministério da Cultura