A residência de inovação cidadã do MediaLab Prado teve início hoje com uma apresentação dos participantes. Somos oito pessoas da Ibero-américa que estamos desenvolvendo projetos em nossos países e fomos selecionados para esse mergulho. Os anfitriões são Marcos Garcia, do MediaLab-Prado, e Pablo Pascale, da Secretaria Geral Ibero-Americana. Falarei sobre eles e suas experiências de trabalho em outro post.

Da Argentina, veio Dardo Ceballos, que é consultor em comunicação e marketing digital e atualmente é o diretor de comunicação digital da Secretaria de Modernização da Gestão da Província de Santa Fé. Dardo está iniciando a montagem de um FabLab Público.

Do Uruguai, veio Andrea Apolaro, que trabalha na prefeitura de Montevidéu e está desenvolvendo um laboratório cidadão que funcionará como uma usina de ideias e um centro de investigação e difusão de inovação tecnológica. O projeto faz parte do Departamento Montevideo Inteligente que está sendo e pretende impulsionar outras iniciativas semelhantes.

Do Equador, veio Mariela Suray Ortega, que faz parte do MediaLab UIO, também em construção na capital equatoriana.

Do México, veio Adela Ruiz Belenguer, que trabalha na Horta Roma Verde, um projeto de permacultura urbana e um espaço de aprendizagem coletiva sobre sustentabilidade que fica na Cidade do México.

Por fim, também do México, veio Paola Ricaurte Quijando, professor universitária que está desenvolvendo o projeto do Tec Lab associado à Escola de Educação, Ciências Sociais e Humanidades de Monterrey.

Equipe

Passamos o dia conhecendo-nos e também iniciamos a investigar o caso do MediaLab-Prado. Na próxima quinta-feira, todos nós faremos uma apresentação no LabMeeting e a partir daí vou postando mais detalhes dos projetos que também estou conhecendo.

O interessante é notar a semelhança dos desafios que temos na América Latina.

Por fim, deixo dois links que recolhi em nossas conversas que podem ser úteis

– LabWorks 2015 (Global Lab Gathering London)

– Experiência de um laboratório privado em Madri – TeamLabs