O projeto SantaLabs é uma iniciativa do governo da província e conta com apoio da rede LatinLabers, integrada pelo projeto Tecnologias e Alternativas.

Com o objetivo de impulsionar as iniciativas abertas de inovação cidadã em uma das principais regiões argentinas, o governo de Santa Fé lança no próximo dia 11 (sexta-feira) o primeiro capítulo de desenvolvimento dos SantaLabs, na cidade de Rosário. A iniciativa, assim como o projeto Tecnologias e Alternativas, integra a Rede Ibero-Americana de Inovação Cidadã. Ou seja, é resultado de um processo que articula internacionalmente iniciativas locais. O SantaLabs promoverá a criação de laboratórios voltados ao desenvolvimento de ideias e projetos, realizados por grupos ou indivíduos, com foco em produzir soluções colaborativas para desafios do nosso tempo.

Segundo Dardo Ceballos, diretor do Governo Aberto da Província de Santa Fé e coordenador dos SantaLABs, o evento desta sexta tem como foco reunir agentes locais de Rosário para, de baixo para cima, começar um processo de construção colaborativa desses laboratórios. O encontro marca o início de uma trilha, cuja rota e ponto de chegada será definido a partir das discussões e demandas do grupo, afinal um laboratório pressupõe um arranjo de rede complexo, que envolve espaço físico para encontros e produção, mas não só. O evento contará com a presença do governador da província e convidados internacionais especialistas em inovação cidadã e cultura digital.

santalab2
Diálogo aberto: empreendedores, gestores e ativistas já abriram o debate em encontros informais sobre linhas gerais do SantaLab.

Rodrigo Savazoni, coordenador do projeto Tecnologias e Alternativas, é um dos convidados e irá apresentar a palestra “A cultura digital no Brasil em dez degraus e o que isso tem a ver com o projeto ibero-americano de inovação cidadã”. Savazoni também irá participar de outros encontros e reuniões com vistas a estabelecer parcerias para a nova instituição que ele está impulsionando, o Instituto Procumum – Cultura, Arte, Tecnologia e Inovação Cidadã.

Em outubro de 2015, Savazoni e Ceballos participaram do programa de residência promovido pela SEGIB e pelo MediaLab Prado, uma das instituições referências no campo de cultura digital e inovação cidadã, localizado na capital espanhola. Durante 15 dias, eles tiveram a possibilidade de partilhar, também com outras iniciativas semelhantes da América Latina e da Espanha, os esboços de seus projetos que agora estão ganhando as ruas.

Para saber mais sobre a programação completa do evento acompanhe aqui.

Para saber mais sobre os laboratórios de Inovação Cidadã, vale ver este vídeo produzido pela SEGIB.