Chamada pública vai premiar ações de inovação cidadã na Baixada Santista

Circuito LABxS (Lab Santista) vai premiar 12 propostas com microbolsas de 1,2 mil reais. Ideia é transformar a região em um laboratório de inovação e cidadania.

Com o objetivo de fomentar e impulsionar projetos e iniciativas cidadãs locais, o Instituto Procomum lança neste mês de janeiro a convocatória Circuito LABxS (Lab Santista). O projeto irá oferecer 12 microbolsas de 1,2 mil reais para propostas inovadoras que contribuam para melhorar a vida em comum e fortalecer a cidadania. As inscrições podem ser realizadas entre os dias 17 de janeiro e 3 de fevereiro, por meio do endereço www.procomum.org/circuitolabxs.

A chamada pública é aberta a pessoas, coletivos, organizações da sociedade civil, produtoras ou pequenas empresas. Cada proponente pode apresentar ou estar envolvido em no máximo dois projetos. A convocatória é inédita na Baixada Santista e conta com recursos oriundos do patrocínio da Fundação Ford para o projeto do LABxS. “O edital é aberto a qualquer boa proposta de caráter público”, afirma Marília Guarita, diretora administrativa do IP.

A convocação destina­-se a comunicadores, midialivristas, griôs, educadores, artistas, arquitetos, biólogos, cientistas, engenheiros, atletas, músicos, atores, técnicos, cineastas, urbanistas, makers (fazedores), criadores e interessados em geral.

Os vencedores receberão, além de recursos, orientação técnica do Instituto Procomum. A equipe do IP também vai estimular a cooperação entre os contemplados e não contemplados e a articulação em rede. As atividades vencedoras devem ser realizadas entre março e abril de 2017. Os critérios de seleção irão privilegiar a diversidade territorial, de gênero e racial, com ênfase no reconhecimento de grupos que são historicamente sub-representados.

Quais propostas podem participar?

O Instituto Procomum procura propostas cidadãs, inovadoras, que estimulem a memória coletiva, a democracia, o cuidado com o meio ambiente, que promovam a cultura livre, as expressões artistícas e a colaboração. Elas devem ter caráter público e fortalecer o bem comum – de preferência em espaços públicos da cidade. Exemplos são as hortas comunitárias, os mutirões de limpeza e ocupações de praças, aplicações digitais, cursos e oficinas e atividades artísticas e culturais.

A convocatória é aberta para novas ideias ou a projetos já existentes que necessitem de apoio. “Pensamos que há vários bons projetos que às vezes com um pouco de recurso podem ganhar enorme força. Daí que não há uma regra de como o dinheiro deve ser gasto”, explica Marina Pereira, produtora do LABxS. “O contemplado pode até comprar um equipamento, se quiser, como no caso de um clube de cinema que precisa de um projetor ou uma biblioteca comunitária que deseja adquirir mais livros para renovar seu acervo”.

Para o diretor-executivo do Instituto Procomum, Rodrigo Savazoni, a convocatória tem como objetivo propor um olhar sobre as cidades como laboratórios, ou seja, um lugar onde seja possível experimentações e invenções. “Entendemos que a principal função desse tipo de intervenção é inventar novas formas de vida, de sociabilidade e de possibilidades de produção e convívio”, comenta Savazoni.

O que é o Instituto Procomum e qual sua atuação?

O Instituto Procomum- IP é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, fundada em 2016 com o objetivo de promover os bens comuns (tudo aquilo que é parte da nossa vida e que não está na esfera do mercado e do Estado, como a linguagem, as ruas, as praias, a internet). A atuação do IP na Baixada Santista foi iniciada entre os meses de abril e junho de 2016 com o mapeamento e escuta dos projetos locais de inovação cidadã. O processo resultou na realização do LAB.IRINTO, evento de cárater internacional, que ocorreu em junho de 2016. O LABxS (Lab Santista) é a principal ação do IP para a região.

Como participar?

As inscrições estão abertas de 17 de janeiro até o dia 3 de fevereiro e podem ser feitas no hotsite do projeto ( www.procomum.org/circuitolabxs).

As dúvidas podem ser enviadas no [email protected]

Ou por meio do grupo

www.facebook.com/groups/LabSantista

CALENDÁRIO

>> 17/01/2017 a 3/2/2017 – período de inscrições no site  www.procomum.org/circuitolabxs

>>19/01- conversatório e confraternização entre interessados e Instituto Procomum, na Estação Cidadania, às 19h.

>> 10/02/2017 – divulgação dos projetos selecionados

>> 14/02/2017 e 15/02/2017 – reuniões de trabalho entre promotores e equipe Procomum

>> 21/02/2017 – confraternização + seminário inaugural do Circuito LABxS 2017

>> 03/03/2017 a 23/04/2017 – realização das atividades

>> 02/05/2017 – confraternização + seminário avaliativo do Cicuito LABxS 2017

1 comentário em “Chamada pública vai premiar ações de inovação cidadã na Baixada Santista

  1. Pingback: Mais de 100 pessoas no lançamento do Circuito LABxS (Lab Santista) – Procomum

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *