Uma das missões do Instituto Procomum é conectar as redes locais com as redes internacionais que estão discutindo e praticando novas alternativas relacionadas a economia, à cultura, à política, ao meio ambiente: experimentando novas formas de viver. A partir de segunda-feira, dia 4 de julho, estaremos em Paris para o festival OuiShare Fest, a convite da organização do evento.

O OuiShare Fest é um festival interdisciplinar que reúne líderes criativos, empresários, ativistas, organizações orientadas a objetivos e comunidades de vários setores e países que desejam impulsionar mudanças sistêmicas e significativas.

Embora diversos, os participantes do festival têm muitas coisas em comum: uma vontade de experimentar, sair de sua zona de conforto, colaborar e se conectar com outros humanos de forma profunda.

Iniciado em Paris em 2013 pelo think-tank OuiShare, o OuiShare Fest se espalhou para Barcelona e Rio, neste último sob o nome de Colaboramerica, cuja primeira edição foi em 2016.

Em 2017, o Rio de Janeiro vai receber mais uma edição do evento em novembro. . Leia mais detalhes aqui.

Edição de 2016 do Ouishare fest

Edição de 2016 do Ouishare fest

Participação do Instituto Procomum

O IP será representado pela diretora Georgia Nicolau que participa, no dia 6 de julho, quinta-feira, da mesa Increasing grassroots collaboration to tackle challenges in fast-paced cities, na tradução livre: Aumentando a colaboração comunitária para promover mudanças nas cidades.

A conversa vai promover uma jornada pelos principais cidades do mundo, desde São Paulo até Nairobi, passando por Casablanca, Beirute e Kigali. Vamos coletivamente questionar os desafios para as cidades que passam por transformações grandes e muito rápidas, enfrentando desafios como forte êxodo rural, fluxos migratórios e transição demográfica, além de explorar o papel de uma maior colaboração da política com ativistas e agentes de mudanças que colaboram nesses países.

Além de Georgia, estarão na mesa a marroquina Asmaa Guedira, conectora do OuiShare, Nanjira Sambuli, do Quênia, atualmente Coordenadora de Advocacy para a Iguaidade Digital da Web Foundation e Jonathan Stever fundador do Impact Hub Kigali, em Ruanda.

Veja a agenda completa aqui.
E mais sobre o OuiShare.