Livro produzido pela equipe de Governo Aberto da província de Santa Fé, na Argentina, “O Método Santalab: como potencializar a inovação pública a partir da criatividade cidadã” reúne os resultados alcançados em quatro anos de trabalho do laboratório cidadão SantaLab. Baixe o livro gratuitamente!

Lançamento do Método Santalab na Argentina, que reúne o conteúdo de quatro anos de governo

“O Método Santalab: como potencializar a inovação pública a partir da criatividade cidadã” é uma publicação que compartilha o códio do modelo do laboratório de inovação da província de Santa Fé, na Argentina, para que outros governos e organizações interessadas possam implementar políticas similares.

No Brasil, o livro é co-editado pelo Instituto Procomum, organização da sociedade civil que atua para construir, proteger e difundir a ideia de bens comuns, valendo-se para isso da criatividade e da inovação que nossa cidadania detém.

Santalab nasce a partir da busca de uma interface concreta para a colaboração entre governo e cidadania, no marco de uma estratégia de governo aberto.

Em Santa Fé, a transparência e a participação cidadã tiveram avanços e implementações importantes na última década, ainda que os programas implementados não estivessem sob o marco conceitual de governo aberto. A ideia de colaboração, no entanto, precisava de uma nova plataforma de voo.

Como afirma o governador da província de Santa Fé, Miguel Lifschitz, “Santalab propôs criar um esquema de trabalho onde todos ganhamos, onde todos temos algo valioso para aportar, onde não há perdedores. Assim, a parti da agenda de trabalho surgida nestes anos entraram no vocabulário e na prática do governo em relação à cidadania conceitos como ecossistemas inovadores, hacking cívico, cultura digital e co-criação”.

O prólogo foi escrito por Raul Oliván Cortés, Diretor Geral de Governo Aberto e Inovação Social do Governo da Aragão, na Espanha. E o epílogo da edição brasileira é do Diretor Executivo do Instituto Procomum, Rodrigo Savazoni, para quem o método Santalab se destaca por ser uma política pública que busca levar a ideia de comum para dentro dos governos e para a recriação de uma sólida relação entre estado e sociedade.

Baixe o livro:

O método SantaLab