Mensalmente, a equipe do IP e alguns convidados/interessados se reúnem para debater alguns textos (acadêmicos ou não) que tenham a ver com a temática do comum.

Para cada encontro, escolhemos um subtema para nortear as discussões e pelo menos 02 leituras que ajudam a fomentar as reflexões. Conheça os temas e conteúdos de cada um dos nossos encontros:

El procomún desde la periferia, hacia el sur
El uruguayo Joaquín Torres García, que vivió en el paso del siglo XIX al XX, pintó una imagen que han reivindicado muchos movimientos sociales que luchan contra el colonialismo. En ella, el mapa de América del Sur
Download
O conceito de commons na cibercultura*

Este artigo trata da evolução do conceito de commons na cibercultura. Analisa as idéias de Yochai Benkler e de Lawrence Lessig e as compara com as abordagens de Hardt e Antonio Negri, bem como com as proposições do coletivo Critical Art Ensemble. Explora, a partir da abordagem de Howard Rheingold, o potencial emergente dos commons e finaliza inserindo-os em uma ecossistema digital baseada no relacionamento e não mais na predominância da propriedade, como defende John Perry Barlow.
Download

O Comum: um ensaio sobre a revolução no século 21
O artigo traz reflexões sobre a emergência do conceito de comum entre movimentos como o das ocupações 15M e Gezi Park como resposta à crise da representação política. Contudo, hoje o conceito não deve ser interpretado de acordo com sua origem grega e sim como um princípio de lutas que questionam a oposição entre o Estado e o mercado, isto é, que questiona a posição que faz do Estado o que nos defende das forças do mercado.
Download
Feminismo, economia e política
Igualdade e autonomia são duas palavras que estampam cartazes, manifestos e orientam ações feministas em todo o mundo. Mas sabemos que o sentido atribuído a essas palavras pode variar muito, assim como também variam os desafios que as mulheres enfrentam, em cada tempo e lugar.
Download
Cidades Rebeldes

Em meados da década de 1970,_em Par!s, deparei com um cartaz dos Écologistes, um movimento de ação radical das redondezas que se dedicava a promover um modo de vida urbano mais ecologicamente sensível, propondo uma visão alternativa para a cidade. Era um maravilhoso e lúdico retrato…
Download

 

Mulheres Negras: um convite ancestral a compreender o comum, pelo Bem Viver
Minha avó Polu nasceu no encontro das águas do São Francisco com o rio Correntes, no nordeste do Brasil, em 1915, trinta anos depois da Lei Áurea, que aboliu, ao menos no papel, a escravidão no país. O lugar onde cresceu estava entre fazendas que ainda mantinham relações de servidão…
Download
El gobierno de los bienes comunes
Con gran placer escribo el prefacio de la edición en español de Goveming the Commons, traducido por Carina Iturbe y Adriana Yáñez, cuya revisión estuvo a cargo de Leticia Merino y Fabrice Lehoucq. Durante los últimos años mis colegas y yo, en la Universidad de Indiana, hemos tenido el privilegio…
Download
Bem estar comum
Guerra, sofrimento, miséria e exploração cada vez mais caracterizam nosso mundo globalizado. São tantas as razões para buscar refúgio num reino “fora”, em algum lugar separado da disciplina e do controle do Império emergente ou mesmo com certos princípios
Download
Ciência Cidadã e Laboratórios Cidadãos
O dossiê Ciência Cidadã e Laboratórios Cidadãos logrou reunir um conjunto expressivo de artigos, resultando numa instigante caracterização desse campo de práticas. Além da diversidade de origem geográfica (Europa, África, América Latina e do Norte), os autores e autoras possuem…
Download
Manifesto comunista
O Comum: um ensaio sobre a revolução no século 21- Christian Laval e Pierre Dardot
Download
Encontro 02:

Bianca SantanaDownload

Silvia FredericiDownload

Entrevista com a Mãe Beth OxumDownload

Entrevista de Eduardo Viveiros de Castro - CulturaDigital.Br
O livro CULTURADIGITAL.BR é uma obra de intervenção. Foi pensado para pro- vocar reflexão e ação em seus leitores. Goste ou não do que vier a ler aqui, participe da discussão sobre a cultura contemporânea conosco no endereço web WWW.CULTURADIGITAL.BR. Lá, o livro continua. Com outros autores, em rede, de forma horizontal.
Download